top of page
emfoco_AGO_2021_capa_1920x738px_v2.png

Editorial

        Prezado (a) colega,  

 

      Se você esteve impossibilitado de participar da AGO virtual que ocorreu no sábado, dia 20/03, nesta edição especial do Em Foco você pode conferir um resumo do que aconteceu na Cooperativa em 2020. Repleto de dificuldades e de incertezas, o período exigiu de todos nós doses extras de atitude, inovação, criatividade e muito trabalho e experiência para enfrentar e superar todos os obstáculos.

 

      É verdade que o período foi difícil, sobretudo pelo ineditismo da mais grave crise sanitária global dos últimos 100 anos. Mas é certo reconhecer também que a pandemia nos impôs uma série de aprendizados, descobertas e superações, antes inimagináveis. Quem de nós não teve que se reinventar de alguma maneira para dar conta do novo e seguir com a vida?  Na gestão da Cooperativa não foi diferente. 

 

      Em síntese, a nossa nova rotina, como gestores da maior operadora de saúde suplementar da RMC, foi marcada por uma sucessão de encontros e reuniões virtuais – e não raramente presenciais também - para redesenhar a rota e definir os rumos e as ações a serem tomadas em todas as frentes: comercial, administrativa e financeira, assistencial, entre outras. Isto de forma sempre atenta para inovar com soluções digitais capazes de atender todos os nossos públicos de relacionamento: cooperados, clientes, colaboradores e comunidade. 

 

   Foi assim, por exemplo, que, em tempo recorde, implantamos a Telemedicina e o Pronto Atendimento Virtual, inovamos em processos para atender e facilitar o relacionamento e atendimento de grandes contas, clientes empresariais e pessoas físicas, além de adaptações no aplicativo e na ferramenta RES, que ganharam novas funcionalidades. A Cooperativa passou a participar das redes sociais, auxiliando a divulgação de conteúdos e orientações sobre a pandemia e outros temas relacionados à saúde. Lives, com o objetivo de entretenimento, arrecadação de fundos para entidades e orientações, também foram realizadas para seus diversos públicos.

 

      Sobre as deliberações ocorridas na AGO virtual 2021, queremos destacar o compromisso com a sustentabilidade da Unimed Campinas demonstrado pelos participantes. Mais uma vez, os colegas entenderam a necessidade de integralizar ao capital social parte das sobras líquidas apuradas, mesmo no ano pandêmico e cheio de restrições que impactou tão fortemente o trabalho médico. 

 

    Os valores, responsavelmente incorporados ao capital social do cooperado, representam um importante fomento à margem de solvência, ao mesmo tempo em que asseguram estabilidade econômica e segurança financeira à Cooperativa que é de todos nós. Boa leitura!

Dr. João Lian Júnior

Diretor Presidente

Dr. Gerson Muraro Laurito

Coordenador do Conselho de Administração

foto_ago_2021.jpg

AGO virtual aprova Relatório de Gestão, Balanço de Contas 2020 e destina ao capital social parte das sobras do exercício para composição da Margem de Solvência

Plenária elegeu e deu posse ao novo Conselho Fiscal e autorizou provisionamento para quitar cobrança tributária que está sob judice.

     Diante de um ano repleto de incertezas e dificuldades vivenciadas por todos nós nestes anos de 2020 e ainda em 2021, encerramos o ano fiscal de 2020 com resultados positivos e cerca de 38% do remanescente do exercício será integralizado ao capital social do cooperado na proporção das operações realizadas entre janeiro e dezembro do ano passado, a fim de reforçar a composição da Margem Solvência, uma exigência da Agência Nacional de Saúde (ANS). Será também distribuído aos cooperados cerca de 15% do montante, na proporção da fruição de suas atividades, conforme determina nosso Estatuto Social, e 23% será depositado em um fundo específico para eventual quitação de pendência tributária ainda em discussão jurídica. Além disso, 24% do restante será direcionado para o cumprimento de obrigações, como a composição do FATES e pagamento de tributos. Esta foi uma das principais deliberações da Assembleia Geral Ordinária Digital 2021 - AGO, ocorrida no sábado, 20 de março, com a participação de 801 cooperados.

 

   Realizada remotamente pela segunda vez, pela impossibilidade da realização presencial e seguindo todo o rigor legal, estatutário e regulatório, a AGO consumiu cerca de nove horas para deliberar sobre todos os assuntos elencados na Ordem do Dia. Além da destinação das sobras, a plenária elegeu e deu posse ao novo Conselho Fiscal, cujo mandato segue até a próxima AGO, e aprovou o Relatório da Gestão de 2020, o Balanço Patrimonial e Financeiro e o Demonstrativo das Contas da Unimed Campinas, bem como o plano de trabalho formulado para o ano em curso.

  • Resultados

 

 

   A proposta da gestão, aprovada por mais de 80% dos presentes, recomendava à plenária integralizar ao capital social de cada cooperado parte do montante a ser rateado, a fim de prover o fomento gradual da Margem de Solvência e, dessa maneira, cumprir exigência da ANS. Até 2022 todas as operadoras estão obrigadas a fazer aportes progressivos ao próprio patrimônio para suportar eventuais oscilações por operações inesperadas, como perdas financeiras, evasão de beneficiários e crises econômicas.

 

     Da parte que excede a necessidade de margem, a gestão propôs distribuir parte das sobras aos cooperados e provisionar outro montante, aplicado em um fundo específico, para quitar pendência de ISSQN referente ao período de abril a dezembro de 2017 que tramita em juízo. Isso, caso a Cooperativa não tenha êxito ao final da ação. Em havendo êxito na ação e isenção do pagamento, o valor depositado e rentabilizado pelo fundo será então imediatamente distribuído aos cooperados.   

  • Gestão 2020 

 

      A chegada da pandemia, em março, mudou a condução da Unimed Campinas e parte das ações planejadas para o ano do cinquentenário tiveram de ser suspensas para dar lugar ao enfrentamento da crise sanitária. O desempenho, no atípico 2020, foi detalhado pelo presidente, Dr. João Lian Júnior, que elencou as principais ações institucionais junto aos clientes, cooperados, colaboradores e comunidade.  

 

    A instituição Unimed Campinas pautou suas ações em três pilares: na Sustentabilidade do Negócio, no Fortalecimento da Governança e na Inovação e Adoção de novas tecnologias.
 

      A imediata instalação de um Comitê de Crise, a fim de dar agilidade à gestão nas necessidades decorrentes da pandemia, constituiu a primeira decisão a ser tomada com o objetivo de assegurar a sustentabilidade da Cooperativa, seguida da gestão dos recursos, materiais e suprimentos hospitalares, como medicamentos e EPIs, determinante para garantir o atendimento aos clientes e melhorar os serviços assistenciais. Ainda com foco na sustentabilidade, foram criados e desenvolvidos projetos para acompanhamento das liminares judiciais, cujo número de novas ações é crescente. Um núcleo foi criado para dedicar-se ao acompanhamento dos índices de sinistralidade.  

 

       Com objetivo de fortalecer a governança, foram criados comitês de Risco e de Auditoria Interna e políticas de governança e compliance foram adotadas, além da implantação do Programa de Integridade.

Programa de Integridade foi uma das ferramentas implementadas para fortalecer a governança da Unimed Campinas.

     A adoção de novas tecnologias e a inovação, que vieram com a implantação da TeleMedicina, Teleorientação Coronavírus e PA virtual, foram respostas ágeis frente ao novo cenário pandêmico, o que impactou de forma muito positiva na imagem mercadológica da nossa operadora.

Soluções digitais foram criadas como resposta à pandemia.

     Houve ainda a criação de Núcleo de Inovação e Programa de Ideias, bem como o fortalecimento dos canais digitais de atendimento e vendas a distância, a que se somam também as novas funcionalidades criadas e embarcadas no aplicativo e na ferramenta RES.

O Núcleo de Inovação Unimed Campinas foi criado para fomentar novas ideias na Cooperativa.

  • Clientes

   Para administrar o difícil momento vivido pelas contratantes, foram criadas estratégias de retenção, como renegociação de faturas em atraso e maior aproximação dos gestores de RH, visando fortalecer o relacionamento e evitar evasão. As vendas online de planos corporativos e a pessoas físicas foram implementadas.

 

    O lançamento da TeleMedicina e do PA virtual Unimed Ágil, bem como a reformulação do produto APS, relançado como Unimed Personal, também foram realizados visando assegurar o atendimento aos clientes, especialmente nos períodos de distanciamento social impostos pela pandemia.

O Unimed Personal foi lançado como alternativa de plano voltada à Atenção Integral.

      Os clientes foram favorecidos também com o lançamento da Unimed Campinas nas redes sociais, incluindo a primeira ação de divulgação em Black Friday. Adaptações internas diversas foram feitas para atender a LGPD ou Lei Geral de Proteção de Dados.

Redes Sociais.PNG

      A gestão comercial próxima ao cliente, com reuniões e vendas remotas, bem como o saneamento da carteira, foi decisiva para o bom desempenho e para assegurar o crescimento da receita, mesmo com redução da carteira.

  • Cooperados

   Em função das incertezas que vieram com a pandemia, o cenário desafiador demandou a necessidade de a Cooperativa estabelecer novas condutas. Estava instalada uma grave crise sanitária provocada pelo novo coronavírus, trazendo um forte impacto no trabalho médico.

 

     Atenta em atenuar as dificuldades provocadas pelo novo cenário e preocupada em agir rápida e assertivamente, a gestão criou e disponibilizou aos interessados um plano de auxílio emergencial que consistia na oferta de recursos que pudessem aliviar a baixa procura por atendimento médico agendado. Paralelamente a isso, apoiou os cooperados na aquisição de EPIs e de insumos necessários a assegurar o atendimento dos casos de Covid-19.

 

    Imediatamente após autorização para a prática da TeleMedicina e sua regulamentação no País, iniciaram-se o desenvolvimento e a implantação da tecnologia necessária a viabilizar, para todos os interessados, a realização de consultas online

 

      Ainda dedicada em conter os efeitos desfavoráveis da pandemia na remuneração dos cooperados, a gestão promoveu a antecipação de parte das sobras do exercício 2020, que foram repassados nos meses de novembro e dezembro. 

 

   A fim de fortalecer o vínculo cooperativa-cooperado, a comunicação com cooperados foi reestruturada e ganhou importante reforço com mais de 350 comunicados enviados durante o ano por meio digital e mais de 25 eventos remotos e exclusivos por meio de webinars e lives.

noun_Arrow_1921067.png

Pesquisa interna realizada com cooperados indica que 87,1% consideram as informações compartilhadas pela gestão claras ou muito claras e 86,6% as caracterizam como relevantes e muito relevantes.

  • Colaboradores

      Dois importantes lançamentos impactaram diretamente nos colaboradores no decorrer do ano: a criação da EDUCA - Escola de Desenvolvimento Unimed Campinas - para capacitações e aprimoramento de talentos internos - e do NIUC - Núcleo de Inovação. A prática do home office foi adotada para os colaboradores da área administrativa nos períodos mais críticos da pandemia, ocasião em que foi criado e ofertado o canal de apoio psicológico Fique Bem.

  • Comunidade

     As incertezas de 2020 não impediram que a Cooperativa seguisse protagonizando suas ações e programas sociais em benefício da comunidade. Ao todo, 23 mil pessoas foram diretamente favorecidas no decorrer do ano pelas iniciativas sociais e campanhas de doação de sangue e doação de cestas básicas. Rapidamente, as linhas de comunicações da cooperativa foram adaptadas ao público externo, ao qual foram divulgadas ações preventivas contra a Covid-19 e orientações sobre a pandemia em mídias de massa.

 

    O Programa Saúde Toda Vida foi adaptado ao modelo digital em função do distanciamento social. A inclusão digital do público participante foi viabilizada com aulas online para mais de 300 idosos.

 

     Pelo menos 200 crianças, adolescentes e jovens atletas da Escola de Atletismo Orcampi, apoiada pela Cooperativa, foram beneficiados em 2020 com palestras mensais online.

 

     Lives promovidas pela Cooperativa foram abertas à comunidade como forma de entretenimento, orientação e cultura. Alguns esportistas, grupos musicais e profissionais de saúde protagonizaram apresentações ao vivo pela internet. 

     Adaptamos nossos programas sociais e beneficiamos a comunidade nos meses mais críticos da pandemia

Serviços Próprios fizeram toda a diferença em retaguarda assistencial e balizamento de custos durante a pandemia

     O Hospital Unimed Campinas (HUC) foi integralmente estruturado para atender casos de Covid-19 e acabou se tornando uma referência no tratamento da doença na rede particular da região de Campinas. Ao mesmo tempo, representou uma importante retaguarda assistencial para a Cooperativa, ao internar e tratar cerca de 50% dos clientes acometidos de Covid-19 que necessitaram ser hospitalizados. O hospital aumentou em 50% o número de leitos de UTI – de 20 para 30 –, sendo 20 apenas para pacientes com Covid-19. 

O Hospital Unimed Campinas foi referência no atendimento de casos de Covid-19. 

     Já o Pronto Atendimento Unimed Campinas (PAUC) se reestruturou para ser a porta de entrada dos clientes infectados pelo novo coronavírus. Ambos os serviços foram essenciais para assegurar aos clientes acesso ao tratamento da doença durante a pandemia. É necessário salientar que somos a maior operadora de saúde da região e temos que preservar nossas obrigações regulamentares diante das exigências da ANS e assegurar nossa imagem perante o mercado, tão ameaçado pelos fortes concorrentes que estão ao nosso redor.

O PAUC também foi reestruturado para oferecer atendimento a pacientes com coronavírus.

noun_Arrow_1921067.png

98,6% dos clientes atendidos no HUC e 99% dos atendidos no PAUC disseram-se satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços, segundo pesquisa.

      A demanda pelo serviço da assistência domiciliar ADUC aumentou em 2020, sobretudo porque   pacientes crônicos e idosos, grupo de risco da Covid-19, eram orientados por protocolo do Ministério da Saúde a evitar idas ao hospital. O Centro de Quimioterapia Ambulatorial (CQA), por sua vez, garantiu o atendimento de excelência aos pacientes em tratamento de câncer, conquistando, em 2020, uma nova recertificação ONA em nível 3 – Excelência.

CQAA.jpg

     Mesmo com a pandemia, o CQA manteve seu atendimento de qualidade e foi recertificado pela ONA.

noun_Arrow_1921067.png

98%. Este é o índice de satisfação dos pacientes do CQA e familiares apontado em pesquisa realizada em 2020.

    Em ano incomum, os serviços de apoio também inovaram. O Centro Multidisciplinar Integrado (CMI), que oferece terapias não médicas, bem como o Núcleo Especializado de Reabilitação (NER), dedicado ao atendimento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Paralisia Cerebral (PC), passaram a fazer teleatendimento. No CMI, os atendimentos a distância chegaram a representar 60% do total.

noun_Arrow_1921067.png

Pesquisa de opinião apurou a satisfação dos clientes com esses serviços. Em escala de 1 a 5, o CMI recebeu nota 4,6 e o NER, 4,1.

Resultados financeiros de 2020

     A gestão comercial próxima ao cliente, as vendas remotas, bem como os programas de retenção foram determinantes tanto para o bom desempenho como para assegurar evolução da receita.

 

  Os custos assistenciais, muito em função da queda acentuada de consultas, exames, procedimentos e cirurgias eletivas, especialmente no segundo trimestre, recuaram em relação ao ano anterior.

 

     Seguindo tendência que vinha de 2019, a sinistralidade no primeiro trimestre de 2020 ficou em 83%. Com o aumento do número de casos de COVID-19 em abril, maio e junho e adoção de medidas restritivas e de distanciamento social, a sinistralidade caiu para 65,2%, caracterizando-se como a mais baixa do ano. Isto em função dos beneficiários Unimed terem postergado consultas, exames, procedimentos e cirurgias eletivas. No segundo semestre, porém, a sinistralidade voltou a subir, chegando a 79,4% no terceiro trimestre e a 84,1%, no quarto. Em comparação a 2019, quando a sinistralidade anual alcançou 88,9%, a anual de 2020 ficou 10,7% menor e atingiu índice de 78,2%.  Processos para controle da sinistralidade foram redesenhados e serão implantados em 2021, independente da pandemia.

   Indicador no qual estão também incluídos os investimentos comerciais com publicidade, propaganda e marketing institucional e promocional, as despesas administrativas da Cooperativa permaneceram estáveis em 2020. O índice fechou em 6,1% da receita líquida, exatamente o mesmo percentual apurado em 2019.

    Este desempenho, comparado a outras singulares de grande porte, como as Unimeds de Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba, por exemplo, mostra a Unimed Campinas com o melhor resultado.

Novo Conselho Fiscal é eleito e empossado

     19 cooperados se candidataram ao pleito que elegeu os seis novos integrantes do Conselho Fiscal (CF) - três titulares e três suplentes - para o mandato de um ano, que se encerra na próxima AGO, em 2022. A mais votada, Dra. Elerem Lídia Castilho, com 336 votos, foi reeleita juntamente com o terceiro colocado, Dr. Paulo Roberto Godoy, que recebeu 303 votos, assegurando a regra estatutária de renovação de dois terços do CF. O segundo colocado, Dr. Gabriel Franceschi Marchiori, com 316 votos recebidos, completou o quadro de conselheiros efetivos. A suplência do novo Conselho Fiscal ficou constituída pelos doutores Alceneu José Negrão Bertotti Júnior, Luiz Antonio Kammebley Bittencourt e Roberto Frediani Duarte Mesquita. O novo CF foi proclamado eleito e imediatamente empossado.

Confira a nova composição do Conselho Fiscal – Gestão 2021-2022

Conselheira Efetiva

Dra. Elérem Lídia Castilho

Conselheiro Efetivo

Dr. Gabriel Franceschi Marchiori

Conselheiro Efetivo

Dr. Paulo Roberto Franco de Godoy

Conselheiro Suplente

Dr. Alceneu José Negrão Bertotti Júnior

Conselheiro Suplente

Dr. Luiz Antonio Kammebley Bittencourt

Conselheiro Suplente

Dr. Roberto Frediani Duarte Mesquita

Planos de metas para 2021

     O plano de trabalho formulado pelo Conselho de Administração para 2021, exposto à plenária para análise e deliberação, está centrado em “tornar a cooperativa a primeira escolha em solução de saúde na sua área de ação”, meta que se sustenta nos oito pilares do Planejamento Estratégico 2018/2022 apresentados a seguir:

noun_Arrow_1921067.png

Engajamento e qualificação dos cooperados, com ampliação dos fóruns abertos a discussões de soluções em saúde, valorização do trabalho médico e maximização das sobras;

noun_Arrow_1921067.png

Ampliação do portfólio de produtos e novos negócios, com soluções competitivas e inovadoras;

noun_Arrow_1921067.png

Tecnologia e inovação na entrega da saúde, com a incorporação de novas tecnologias analíticas e novos investimentos na Telemedicina e na ferramenta RES;

noun_Arrow_1921067.png

Foco na experiência do cliente, com assistência personalizada, autoatendimento e canais digitais de atendimento;

noun_Arrow_1921067.png

Fortalecimento dos serviços próprios para maior integração e controle dos custos e busca contínua pela qualidade assistencial. Investimentos da rede própria e expansão em serviços estratégicos;

noun_Arrow_1921067.png

Fortalecimento de governança corporativa e compliance, buscando agilidade, transparência e redução do conflito de interesses;

noun_Arrow_1921067.png

Gestão de Saúde populacional, com foco na prevenção e não na doença e gestão dos dados de saúde;

noun_Arrow_1921067.png

Novos modelos de remuneração, com foco em geração de valor, e não apenas fee for service.

Considerações finais

    Este é o resumo do que foi 2020 para a Unimed Campinas, certamente o mais desafiador período da história da nossa Cooperativa, vivido, justamente, quando completamos 50 anos de mercado. 

 

    A pandemia mudou a forma de celebrar o cinquentenário, mas por outro lado, permitiu demonstrar a solidez e segurança da Cooperativa e o preparo dos que estão dedicados em administrá-la neste período turbulento.  

 

    Sem medir esforços, foram viabilizados recursos de toda ordem para que as diferentes frentes de trabalho, sem exceção, seguissem seu curso e todos os públicos de relacionamento da Cooperativa, em especial os sócios cooperados, fossem o menos impactados possível.

 

   Para finalizar, queremos render homenagens a todos os colegas médicos da linha de frente de combate à pandemia, os quais vêm se dedicando em atender, tratar e salvar vidas. 

bottom of page